A psicanálise pode ser vista como uma forma de terapia que busca te ajudar a falar sobre si mesmo, sem restrições ou julgamentos. Com isso, você poderá imergir em conteúdos inconscientes que estão ligados à sua forma de vivenciar a vida, sentir e pensar. Sendo assim, é uma prática que aposta no poder da palavra para encontrar formas mais eficazes de lidar com seus sofrimentos, sintomas e questões internas.
Muitas pessoas procuram a psicanálise por motivos diversos, como depressão, ansiedade, questões de relacionamento amorosos, questões familiares, traumas, luto, entre tantas outras formas de angústia. Mas o objetivo da psicanálise não é apenas resolver essas questões, mas sim promover que você encontre o que precisa em suas próprias palavras, num ambiente livre de julgamentos, censura e pré-concepções. Cada paciente é observado sempre de maneira singular, afinal, cada pessoa é única. Por isso, o tratamento é feito a partir de uma escuta individualizada, que considera o inconsciente e a transferência.
A transferência é o vínculo que se estabelece entre o analista e o paciente, que permite que o paciente se expresse livremente e se reconheça em seus dizeres. O tratamento é realizado através da associação livre, abrindo o seu olhar de uma forma transformadora para poder enxergar suas questões de formas que façam sentido para si, encontrando novas soluções para suas angústias e para aquilo que marca sua história. É através de uma fala espontânea que o inconsciente do paciente é revelado e pode ser explorado de maneira analítica. A vida humana é sempre atravessada pela linguagem e, então, o tratamento pela palavra tem seu efeito transformador.
Assim, você tem a oportunidade de resolver conflitos internos, desenvolver um melhor relacionamento consigo mesmo e com quem e o que está ao seu redor ao mesmo tempo que desenvolve o autoconhecimento, autonomia, responsabilidade e acolhimento sobre sua trajetória. Todo o decorrer do processo vai depender do desejo e do engajamento do próprio paciente. O meu lugar, enquanto analista, é de guiar o manejo clínico do tratamento por meio de uma escuta qualificada. Deste modo, vale dizer que a psicanálise é um processo que pode requer tempo, dedicação e comprometimento, mas que pode trazer benefícios duradouros para a vida.
Durante a vida, muitos se deparam com desafios como burnout, ansiedade, depressão, crises emocionais e em relacionamentos. É no momento em que o campo emocional está afetando algum pilar importante da sua vida que a psicoterapia de orientação psicanalítica se apresenta como um farol de esperança e transformação. Quando o sofrimento ou angústia em questão estiver atrapalhando você na vida pessoal, no trabalho, nas relações sociais ou no próprio pensamento atribulado, é o momento indicado para iniciar um processo terapêutico.
Alguns dos motivos que levam muitas pessoas a buscarem o tratamento psicanalítico:
Segundo Freud e Lacan, não há uma resposta definitiva sobre a duração de um tratamento em psicanálise, pois isso depende de cada caso e de cada indivíduo. O que é mais importante é a qualidade do trabalho analítico e o tempo de cada pessoa, e não o tempo do relógio.
A frequência ideal seria de pelo menos uma vez por semana, variando de caso a caso, às vezes demandando mais sessões por semana. A duração das sessões em psicanálise dependem do critério e experiência de cada profissional, que leva em consideração a dinâmica do inconsciente e o momento do processo de cada sujeito. Não há um tempo fixo, mas uma duração variável, geralmente entre 30 minutos e 1 hora. O profissional pode interromper a sessão quando identifica um ponto significativo na fala do paciente, visando provocar um efeito de surpresa e desorganização, que favorece o trabalho analítico. No entanto, nem todos os casos ou momentos são adequados para esse tipo de corte, que requer capacidade de suportar o imprevisto e o desconhecido. Por isso, o psicanalista avalia as características subjetivas de cada um e o contexto do tratamento, que não se baseia no tempo cronológico, mas no tempo lógico de cada caso.
A psicoterapia online pode ser realizada por meio de plataformas ou aplicativos de vídeo chamadas e segue as mesmas diretrizes éticas e profissionais da terapia presencial, sendo autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018. A terapia online funciona de maneira semelhante à terapia presencial, com algumas adaptações. Os resultados terapêuticos são comparáveis aos do atendimento presencial, já que a essência da situação analítica reside no vínculo entre paciente e psicólogo, independente de estarem compartilhando o mesmo amiente físico ou não. Sendo assim, o paciente e o terapeuta estabelecem uma relação de confiança, respeito mútuo e sem julgamentos, e trabalham juntos para que através da fala do paciente possa se identificar e solucionar os desafios emocionais e psicológicos.
Na Psicanálise, o valor de uma sessão é determinado não apenas pelo aspecto financeiro, mas também pela significância simbólica dele. Na primeira sessão, consideramos as circunstâncias individuais de cada pessoa para estabelecer um valor justo e, no decorrer do processo, teremos liberdade para realinhar esses os combinados acerca dos pagamentos. O valor da sessão é combinado diretamente comigo, garantindo transparência e alinhamento de expectativas. Atendo somente particular, sem convênios médicos. Ofereço flexibilidade no pagamento por sessão ou mensalmente, conforme a preferência do paciente. Aceito PIX, depósito ou boleto como formas de pagamento.
Durante as sessões, o sigilo é protegido pelo Art. 9º do código de ética, "é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas...". Utilizando o Google Meet as conversas são protegidas, garantindo a confidencialidade das informações compartilhadas. Além disso, meu compromisso ético reafirma uma escuta livre de julgamentos morais. Seguindo a ética da Psicanálise, cada indivíduo segue uma jornada única, onde a linguagem é a ferramenta principal. Então aqui, não buscamos impor pensamentos ou crenças, mas sim facilitar a compreensão das motivações inconscientes que moldam a experiência de vida de cada um.